O inverno, o mais frio dos últimos anos em grande parte do Brasil, está com os dias contados. A estação termina oficialmente em 22 de setembro, dando lugar à primavera, que se estenderá até 21 de dezembro.
A grande novidade para a próxima estação é o aumento da chance de formação do fenômeno La Niña para 56%, segundo o último relatório da Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos.
A meteorologista Stefanie Tozzo, do Climatempo, explica que a La Niña tende a diminuir as precipitações no Sul e reforçar os acumulados na faixa norte do país, o que pode aumentar a umidade no centro-norte do Brasil.
Após o veranico que elevou as temperaturas na última semana, a tendência é que o clima continue mais ameno até o começo da primavera, embora os modelos ainda não possam prever com precisão os prognósticos.
Já em relação a chuva, de acordo com o Canal Rural, o Inmet prevê que setembro terá chuvas acima de 200 mm e temperaturas acima da média. Além de trazer as chuvas de volta, o novo também traz de volta o calor. E, assim como o frio foi mais intenso este ano, o calor também deve ser. De acordo com as previsões do Inmet, as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do Brasil.
