O verão chegou neste domingo (21), e a primeira semana no Rio Grande do Sul será de tempo abafado e instabilidade. A previsão é de que os municípios gaúchos registrem chuva volumosa entre segunda (22) e quarta-feira (24). Em algumas regiões, os acumulados podem superar os 100 milímetros (mm) por dia. No Natal, o sol volta a aparecer, timidamente, na metade sul do Estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de perigo, para o risco de tempestade. O aviso, válido até 22h de segunda-feira, chama atenção para a possibilidade de chuva volumosa (até 100 mm por dia) em municípios do Centro, Fronteira Oeste, Sul, Campanha, Noroeste e Região Metropolitana. Além disso, o órgão sinaliza a chance rajadas de vento entre 60 e 100 quilômetros por hora e queda de granizo.
Na véspera de Natal, a chuva continua, mas não será constante, o dia todo. Na quinta-feira (25), também. Temos o risco de temporal, mas não será um cenário de grandes tempestades que vão afetar grandes áreas. Alguns municípios podem registrar queda de granizo de modo bem ocasional — acrescenta o Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

