Defesa Civil, Bombeiros e demais equipes atuaram em diversas ocorrências na cidade e interior. A madrugada de domingo (12) foi marcada por fortes ventos e chuva intensa em Santiago. Conforme dados das estações de monitoramento e alertas meteorológicos, o vento iniciou por volta das 03h07, atingindo seu pico às 03h24, com rajadas de até 99 km/h, vindas do setor sul-sudoeste. A partir das 03h29, a velocidade começou a diminuir gradualmente.
A chuva acumulada somou 15,8 mm na estação principal da cidade e, no interior, médias de até 28 mm foram registradas por medições particulares. Também houve queda de granizo pequeno em diversos bairros, sem registros de danos significativos.
Conforme o diretor da Defesa Civil de Santiago, Paulo Acosta, localidades como Passo do Varejão e Passo dos Cardoso relataram queda de árvores sobre estradas, dificultando o tráfego. Já na Vila Florida, cinco residências foram atingidas parcialmente e totalmente pelo vendaval. A Defesa Civil esteve no local e distribuiu 96 metros de lonas para as famílias afetadas. Durante a madrugada, por volta das 4h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em uma residência na Rua José Chequim, bairro Vila Rica.
Outras ocorrências também foram registradas em diferentes pontos do município: Postes caídos na Estrada do Passo da Cruz; Árvores caídas na Estrada Cerca de Pedras da Vila Branca e Lava Pés, algumas removidas por moradores e pelos bombeiros; Uma residência atingida por árvore na localidade de Ernesto Alves, onde também houve queda de postes e interdição da ponte de acesso principal devido a fios sobre a estrada — o tráfego está sendo desviado pela estrada da Linha 8;Buriti também registrou quedas de árvores;
Na BR-287, entre Santiago e Jaguari, PRF e moradores atuaram na retirada de galhos e árvores que obstruíam a rodovia. Bombeiros atenderam ainda ocorrências na Rua Almirante Saldanha da Gama (bairro Belizário) e na Rua Quinca Genro (bairro Lulu Genro). Segundo a RGE, 262 consumidores permanecem sem energia elétrica em Santiago, especialmente em áreas do interior. As equipes seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento. As equipes que já estavam em alerta, seguem prestando suporte às famílias e locais afetados.
A Defesa Civil de Santiago reforça que as redes sociais não são canais de emergência.
