Clima

Chuva e temperaturas para julho no RS: apesar de iniciar com onda de frio, mês não será tão gelado quanto junho

Frio continua intenso nos próximos dias. Foto: Ieda Beltrão

Junho se despede como um mês marcado por chuvas intensas e enchentes, julho deve ser marcado por precipitações próximas da média histórica, conforme projeção da MetSul Meteorologia. O mês é considerado o central do inverno – composto por junho, julho e agosto – e, ainda que começará com uma onda de frio intensa, não deve ser tão gelado quanto junho.

O mês tem em sua história grandes e intensas ondas de frio, como se viu, por exemplo, no ano 2000, quando quase todo o Sul do Brasil ficou abaixo de zero. Ou ainda na nevada que branqueou a Serra Gaúcha nos últimos dias do mês em 2021.

No Rio Grande do Sul, pelos padrões históricos, julho costuma ser um mês chuvoso enquanto no Centro do Brasil se instala a estação seca com precipitações escassas no Centro-Oeste, no Sudeste e mesmo em parte do Paraná, o que favorece o aporte de umidade em direção às latitudes médias como do Centro da Argentina, Uruguai e o estado gaúcho.

Menos chuva em julho

Modelos de previsão de climática apresentam um elevado consenso sobre chuva entre perto e abaixo da média em quase todo o Centro-Sul do Brasil durante o mês de chuva com baixos volumes de precipitação na grande maioria das áreas.

No Sul do Brasil, a tendência é de chuva abaixo da média e mesmo muito abaixo em alguns pontos no Paraná. Santa Catarina tem perspectiva de um mês com precipitação inferior à média.

O Rio Grande do Sul não deve repetir o padrão de maio e junho de chuva acima a muito acima da média com marcas mesmos extremos em diversas áreas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Clima

O sol deu as caras no início desta semana, dando um alívio para os gaúchos: a chuva persistente, que causou alagamentos e apreensão, finalmente,...

Clima

Julho deve ser um mês com mais dias secos, enquanto agosto e setembro podem registrar precipitação ligeiramente acima da média em áreas do norte e oeste do Estado

Clima

Governador Eduardo Leite se reuniu com prefeitos de 25 municípios

Clima

Segundo Tadeu Machado. o município não havia registrado tanta chuva em pouco tempo. Vários tubos de escoamento das águas de estradas foram  água a...

plugins premium WordPress