Bem Estar

Um casal, natureza e a beleza das pitaias, a fruta do dragão

Na chácara Maria Aparecida, casal cultiva mais de 30 espécies da fruta para dividir com amigos e familiares

A beleza das pitaias. Fotos: Ieda Beltrão

Uma troca: a agitação urbana de uma Porto Alegre, pela paz e beleza de um lugar rodeado de flores e pássaros. 

VEJA AS FOTOS AQUI

Um sonho realizado pelo casal Maria Aparecida e Vanti Vesz, que hoje respiram ar puro, mexem com a terra, árvores, flores, pássaros e pitaias. Sim pitaias, aquela fruta exótica que conquistou o Brasil,  que é também conhecida como fruta do dragão (possui escamas na casca que lembram o animal). 

A história é longa e o professor Vanti gosta de contar os detalhes acompanhado de Maria. Eles se orgulham das mais de 32 espécies da fruta hoje cultivadas na Chácara Maria Aparecida.

E não pensem vocês que é para comercialização, não, é para presentear os amigos e familiares. Logo que se chega na propriedade já se vê uma variedade infinita de flores, folhagens e árvores e em meio delas pitaias até em vasos. Lindas, coloridas, exuberantes, um orgulho do casal de aposentados. 

A dedicação é imensa, cada flor – as chamadas ‘dama da noite’ – são polinizadas a noite por Vanti e Maria (sim, elas abrem somente a noite). Podas, proteção contra o frio, o calor, cada planta é como uma filha. E elas – que não são poucas – correspondem com frutos maravilhosos, doces e saborosos. A safra do ano passado passou das duas mil unidades.

Maria e Vanti amam comer a fruta in natura, assim como muita gente, porém ela pode ser transformada em caipirinha, licor, sorvete e mais uma gama de produtos que a criatividade deixar.

As pitaias dão espetáculo, perfumam a noite, enfeitam junto com azaleias, roseiras, três marias, camélias… a chácara Maria Aparecida. O resultado: magia, sabor, beleza e felicidade de Vanti e Maria.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Tráfico

Na tarde dessa terça-feira (27) durante ações de policiamento ostensivo, uma equipe da ROCAM recebeu informações de que um homem estaria armazenando entorpecentes enterrados...

Geral

Na manhã da última quinta-feira (22), o diretor-geral do campus da URI Santiago, Júlio Wincher Soares, acompanhado de professores, coordenadores de cursos da universidade...

Meio Ambiente

Os cursos de água em Santiago estão níveis acima da normalidade devido aos volumes de chuva na região, nas últimas semanas, aponta o Informativo...

Polícia

Trata -se da pirâmide financeira com o registro na delegacia de pronto atendimento de, até o momento de oito casos