Bem Estar

Como evitar o ressecamento dos lábios no frio?

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul destaca cuidados simples que ajudam a manter os lábios hidratados

Lábios bem hidratados nesse inverno. Foto: Divulgação

O frio intenso, a baixa umidade do ar e outros fatores característicos dessa estação podem causar problemas para a pele dos lábios, que são extremamente sensíveis. Durante o inverno, a combinação de baixa umidade do ar e exposição ao vento gelado pode levar à ressecamento e rachaduras nos lábios.

“Os lábios são mais suscetíveis ao ressecamento, a hidratação no período do inverno é muito importante”, explica a dermatologista e diretora da SBD-RS, Juliana Boza.

Hábitos como respirar pela boca e lamber os lábios podem agravar a situação, deixando os lábios ainda mais secos e irritados.”

Outro fator que contribui para o ressecamento dos lábios é a exposição ao vento gelado. O vento frio pode danificar a fina camada de pele dos lábios, removendo a umidade e causando fissuras dolorosas. Por isso, é essencial tomar medidas preventivas para proteger os lábios durante o inverno.

Uma das recomendações é usar protetores labiais específicos que formam uma barreira contra a perda de umidade e a aplicação de hidratantes regularmente. Também é aconselhável evitar lamber os lábios, pois a saliva evapora rapidamente, deixando-os ainda mais secos. Em casos de ressecamento grave ou persistente dos lábios, é importante procurar um médico dermatologista para avaliação e tratamento adequado. Para mais informações e para encontrar um dermatologista habilitado, acesse o site da SBD-RS (www.sbdrs.org.br) e utilize a seção “Encontre o seu Dermato”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Saúde

Ministério da Saúde reforça a importância de manter a cobertura vacinal para evitar reintrodução da pólio no país

Comércio

Os vencedores foram Rosane Kerpel e Henrique Tamiosso Machado, que ganharam cada um R$ 500.