Na Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan-Aegea de Santiago está sendo perfurado outro poço artesiano com investimento de R$ 4 milhões para abastecimento da cidade.
A Coordenadora da Microrregião de Santiago Juliana Gasparotto disse que a expectativa de vasão deste poço está em 250 mil litros por hora, representando cerca de 50% do consumo de água da cidade.
Será um incremento, também de qualidade para garantir o abastecimento, frente às possíveis situações de estiagem que afetam a barragem. A obra iniciou em dezembro do ano passado e deve ficar pronta até o final de abril. Na semana anterior foi finalizada a montagem dos filtros para assegurar a pureza da água.
A água será de melhor qualidade, por ser captada direto do Aquífero Guarani, sem sofrer risco de contaminação, algo que existe em poços menos profundos, com ênfase a coliformes fecais. Sobre o poço artesiano da barragem, ele está apto a entrar em ação para manter o nível da barragem, que por sua vez ainda está numa condição suportável.
