A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), promove a 42ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs). O evento ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, das 8h às 20h, no Pavilhão do Artesanato, durante a Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A feira contará com 189 artesãos, de 56 municípios gaúchos, distribuídos em 124 estandes. Trata-se da maior vitrine do artesanato produzido no Rio Grande do Sul, reunindo tradição, diversidade cultural e inovação.
Os visitantes terão acesso a uma ampla variedade de artigos, entre eles: peças de cutelaria; pelegos e peles; couro típico regional (trançado e para montaria); cuias; esculturas em argila; calçados e adereços em couro bovino (alpargatas, chinelos campeiros, chapéus, boinas, aventais e bolsas); tapetes de couro e pele e produtos em madeira, metal e lã.
Uma das atrações será a exposição permanente “Saberes e Fazeres Artesanais”, um show room que apresentará a diversidade do artesanato gaúcho. O espaço possibilitará ao público contemplar peças representativas da produção artesanal e, posteriormente, visitar os estandes para conhecer os artesãos e adquirir os produtos diretamente.
Nesta edição, a feira contará com a presença de três entidades coletivas, que são a Cooperativa Olhares, de Novo Hamburgo, com três artesãos, a Associação Abart, de Butiá, com sete artesãos e a Arteve, de Veranópolis, com dez artesãos que participam da feira pela primeira vez.
