Exército

Santiago: assume novo comandante da 1ª 1ª BDA C MEC

O general Carlos Alberto Moutinho Vaz assumiu o comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em substituição ao também general Luiz Colombo da Silveira

Cerimônia de troca de comando. Fotos: 1ª BDA C MEC/Divulgação

O general de Brigada Carlos Alberto Moutinho Vaz assumiu hoje de manhã o comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em substituição ao também general Luiz Colombo da Silveira. A cerimônia foi no 9º Batalhão Logístico – Cidade de Santiago iniciando com a inauguração do retrato do comandante substituído, encerrando com a formatura cívico militar prestigiada por autoridades civis, militares e convidados. O general Colombo irá servir na Diretoria do Serviço Militar, em Brasília, responsável pela conscrição, entrega anual de recrutas às Organizações Militares, vagas e distribuição de recursos para as funções de seleção que roda todos os estados na verificação daqueles que vão servir.

Em entrevista à Rádio Santiago, Colombo disse que a despedida vem carregada de uma marca, já que Santiago lhe fez muito bem, assim como para sua esposa. Segundo ele conviveram com um povo acolhedor e com uma cidade com ímpeto para o desenvolvimento. Indagado sobre o principal desafio frente à 1ª Brigada de Cavalaria, disse que foi a geração e emprego de recursos no momento certo gerando uma força armada preparada para atuar quando for chamada. Mas as enchentes vividas em abril e maio no RS fizeram parte de um momento em que homens e mulheres militares foram testados no atendimento de uma situação de crise.

O general Colombo mencionou ainda um novo desafio para 2025, que é incorporação de soldados militares do sexo feminino. Neste ano será feita a seleção, para que em 2026 a primeira turma já comece a servir. Isso vai provocar mudanças significativas no perfil da força, além das exigências de adaptações nos quarteis. Aos poucos as mulheres estão fazendo parte dos efetivos militares, bem integradas junto aos demais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Cidade

Pelo censo de 2022 Santiago possui  48.938 habitantes

Economia

Os melhores saldos, positivos de oito vagas, cada, são dos setores do Comércio e a Indústria

Cidade

Conforme o prefeito Tiago Gorski Lacerda, os técnicos viram na cidade  potencial econômico, logístico, de saúde e serviços, além do agronegócio.

Segurança

Em segundo lugar estão os estelionatos com 17 ocorrências

plugins premium WordPress