Esporte

Pesquisa quer mostrar as diferenças e as formas de racismo no esporte

Ofensas a Vinicius Jr. fazem parte de histórico de racismo no futebol. Imagem: Reprodução

O professor e doutor em antropologia social Vinicius Teixeira Pinto, que é de Santiago, inicia projeto de pós-doutorado na Inglaterra, na função de pesquisador externo. Ele coordenou uma pesquisa sobre como Brasil e Reino Unido têm combatido ultimamente o racismo no esporte.

Toda a fase de pesquisa foi feita com suporte de agências de fomento. O projeto iniciou a partir de seu interesse na organização de grupos e torcidas. Percebeu que nos últimos anos muitas iniciativas, dentro do esporte tem se direcionado a direitos e cidadania, e combate ao racismo. A pesquisa mostra como os grupos entraram no Brasil e no RS e como isso está ocorrendo fora do Brasil. Conforme Vinicius este fenômeno é global.    

Para o pesquisador a questão racial no Brasil é diferente de outros países . A pesquisa quer mostrar as diferenças e as formas como isso acontece. Reitera que o racismo já acontecia. Porém hoje existe uma mobilização maior em torno do tema, com grupos mais organizados e em condições de denunciar este problema, com maior visibilidade e empoderamento.

Mesmo com medidas efetivas, o campeonato inglês, o mais valorizado do mundo, ainda sofre com o racismo. De acordo com a ONG “Kick it Out“, que luta contra a discriminação, foram 1.332 denúncias de racismo, sexismo, homofobia e xenofobia em 2023 e 2024, aumento de 32% em relação à temporada anterior. O racismo é a forma mais comum de discriminação.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Esporte

Duas histórias marcantes dentro do Futsal em Santiago começam uma nova história: Ser Santiago e ACCAD passam a atuar como uma única equipe a...

Esporte

Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro acontecerá a 16ª Copa Santiago de Futsal Menor, popularmente chamada de “Copa do Bolinha” Os jogos...

Esporte

Partida no Maracanã será disputada no próximo domingo às 18h

Esporte

Decisão foi tomada nesta quinta-feira na sede da CBF no Rio de Janeiro