Beleza

O desafio da busca da beleza passa pela naturalidade

Aplicação de procedimentos estéticos com naturalidade foi tema de live promovida pela SBD-RS

Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS) realizou, na última quinta-feira (01/08), mais uma edição do “Hora D”, abordando o tema “Saúde e beleza com naturalidade e sem exageros, é possível?’’. A iniciativa  ocorreu de forma online nas redes sociais da entidade, contando com a participação das dermatologistas Valéria Rossato e Paula Schiavon, que trataram sobre os principais tratamentos estéticos executados atualmente.Valéria Rossato iniciou a conversa relatando a necessidade de buscar especialistas com registro profissional, para garantir que o serviço seja feito da maneira correta e para que o paciente obtenha um bom resultado. 

“Sempre na hora de procurar alguém, é relevante verificar se o profissional tem CRM, se é um médico de fato e se ele tem o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), que é o código de especialista em dermatologia’’, afirma.

A dermatologista também destacou que o médico deve escutar as queixas do paciente e a partir disso concluir qual a melhor forma de tratamento, sem necessariamente aderir ao procedimento estético inicialmente solicitado pelo paciente.

“Precisamos escutar as queixas, fazer uma anamnese, e então direcionar nossas indicações, mas muitas vezes não realizando o procedimento que o paciente imaginou que faria. Um exemplo é a olheira, muitos querem fazer o preenchimento e eu geralmente oriento outros tratamentos, como tratar a flacidez, os vasos, o depósito de melanina na região, porque um preenchimento pode não resolver. Por isso é fundamental não só escutar a queixa, mas saber direcionar e solucionar o problema de forma mais efetiva”, pontua Valéria.

Além disso, Paula Schiavon alertou para o cuidado com promoções, que podem indicar a falta de qualidade profissional. 

“Alguns sinais que indicam ser uma armadilha são promoções e campanhas de procedimentos que parece que servem para todos, assim como especialistas que dizem que não dói nada, que não tem contraindicação e que não existe nenhum problema e nenhum efeito colateral”, relata. 

Um dos tratamentos mais comuns, atualmente, é o preenchimento de ácido hialurônico, utilizado para dar volume em partes caídas do rosto, mas que é muito utilizado para tratar a flacidez. 

“Foi feita muita divulgação e a utilização de forma errada, porque os preenchedores de ácido hialurônico não estimulam colágeno, não melhoram a flacidez, é apenas uma falsa melhora. O preenchedor é um gel, um produto que oferece volume em áreas específicas e isso é bom, mas não podemos utilizar somente isso, a gente precisa estimular colágeno também’’, destaca Valéria. 

No tratamento de flacidez, estão presentes os bioestimuladores, que produzem colágeno, proporcionando um efeito natural e com a possibilidade de ser aplicado em diversos locais do rosto e também no corpo. 

“Os bioestimuladores geram resultados naturais, que também são resultados leves, sendo utilizado para mínimos defeitos e para um envelhecimento natural, evitando que o envelhecimento cause expressões de tristeza e de cansaço. Tudo isso irá melhorar e frear o processo de envelhecimento”, pontua Paula. 

A dermatologista também ressalta que o resultado demora cerca de três meses para aparecer. 

A toxina botulínica, ou Botox, também foi um dos tratamentos citados, promovendo a paralisação ou a diminuição da força dos músculos, para impedir o surgimento de rugas. 

“A aplicação do Botox vem caminhando cada vez para resultados menos paralisantes e mais controladores do movimento. Antigamente a gente fazia da mesma forma em todas as pessoas, mas isso mudou e hoje conseguimos levantar a sobrancelha só de quem precisa, ou levantar a testa só de quem precisa’’, afirma Paula. 

A utilização de novas tecnologias, como lasers, também se torna cada vez mais comum, sendo realizado com máquinas que produzem disparos em pontos específicos da pele, deixando-a mais lisa.

“Sugiro o uso de laser para tratar sinais indiretos da idade, ajudando no rejuvenescimento natural, nas manchas, nos vasos dilatados e nos poros mais abertos”, relata Valéria. 

Assim, as dermatologistas ressaltam a importância do cuidado em procurar especialistas qualificados e informações confiáveis, para que os procedimentos não sejam feitos de forma exagerada e não ofereçam riscos à saúde do paciente.

“A informação precisa estar na internet, porque a desinformação já está”, pontua Paula. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

#aguanaboca

Quer um caldo simples, saboroso e que todo mundo ama? Então você precisa experimentar essa receita de caldo verde! Feita com batata, couve e...

#aguanaboca

Diferente da cocada tradicional, essa versão tem uma textura mais suave, perfeita para comer de colher, como se fosse um brigadeiro

Agenda

Neste mês de julho já foram dois sorteios da campanha Vivo e Compro Aqui, promovida pelo Centro Empresarial de Santiago (CES) e nesta terça,...

Saúde

Com queda das temperaturas e secura do ar, número de doenças respiratórias dispara; entenda os riscos, cuidados essenciais e o que realmente funciona para...

plugins premium WordPress