Empresa

Reunião de mesa do INOVA RS Região Central destaca projetos de inovação e ações para mitigação de danos climáticos

Um dos principais destaques da reunião foi a apresentação dos projetos aprovados nos editais SICT/FAPERGS de 2023

Reunião aconteceu no dia 30 de julho no Hub Multiplicar. Foto: Divulgação/CES

No dia 30 de julho, o Hub Multiplicar, do Centro Empresarial de Santiago, foi o palco da reunião de mesa do INOVA RS Região Central. O evento, que reuniu cerca de 30 participantes, contou com a presença da governança do programa na região, incluindo comitês técnico e estratégico, coordenado pela Professora Solange Binotto Fagan e representado também pelas instituições UFSM, UFN, URI Santiago, IFFar Campus Jaguari e Prefeitura de Santiago, além dos gestores de inovação e tecnologia e demais representantes da sociedade civil, setor empresarial, academia e governo. Estiveram presentes também o Diretor de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Everaldo Daronco e o Coordenador do Programa INOVA RS, Leandro Nascimento.

A reunião foi uma oportunidade crucial para a apresentação e discussão das ações desenvolvidas pelo INOVA RS em nível regional, bem como para a definição dos próximos passos do programa. O INOVA RS, criado em 2019 pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, é uma iniciativa que visa promover a inovação e a colaboração entre os setores da quádrupla hélice — governo, setor empresarial, academia e sociedade civil — através da segmentação do estado em oito ecossistemas regionais de inovação.

Um dos principais destaques da reunião foi a apresentação dos projetos aprovados nos editais SICT/FAPERGS de 2023. Esses projetos, que receberam um aporte global de 6,6 milhões de reais, visam impulsionar o desenvolvimento de tecnologia e inovação na região. A divulgação desses projetos reforça o compromisso do INOVA RS com o avanço tecnológico e a promoção de soluções inovadoras que atendam às necessidades locais.

Outro ponto significativo da reunião foi a apresentação dos resultados da pesquisa de mapeamento de danos pós-chuvas na região central. Este estudo, realizado em parceria com o Startup Lab, teve como objetivo identificar os principais danos e problemas causados pelas recentes chuvas e enchentes. A pesquisa visa não apenas mapear os prejuízos, mas também preparar o terreno para o desenvolvimento de projetos e planos de ação que possam minimizar os impactos de eventos climáticos extremos no futuro. Os programas Inova RS e Startup Lab serão responsáveis por identificar demandas e conectar com possíveis soluções, através de sua rede de contatos, que conta com a parceria de diversas instituições e profissionais das mais diversas áreas dentro da região e do estado.

A reunião de mesa do INOVA RS Região Central evidenciou a importância da integração e da cooperação entre os diversos setores para a promoção da inovação e para o enfrentamento de desafios regionais. Com ações concretas e o apoio de importantes projetos de tecnologia, a região avança no caminho da inovação e da recuperação sustentável.

Além disso, a comitiva dos comitês estratégico e técnico, juntamente com os representantes da SICT, aproveitaram o momento para realizar uma visita institucional a URI Santiago e ao IFFar Campus Jaguari. Durante as visitas, foram discutidas parcerias futuras e oportunidades de colaboração, além de apresentar projetos e iniciativas que visam o fortalecimento das áreas de tecnologia e inovação nas instituições. Essas visitas também permitiram um intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes, ampliando as perspectivas de desenvolvimento regional e acadêmico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

#aguanaboca

Quer um caldo simples, saboroso e que todo mundo ama? Então você precisa experimentar essa receita de caldo verde! Feita com batata, couve e...

#aguanaboca

Diferente da cocada tradicional, essa versão tem uma textura mais suave, perfeita para comer de colher, como se fosse um brigadeiro

Agenda

Neste mês de julho já foram dois sorteios da campanha Vivo e Compro Aqui, promovida pelo Centro Empresarial de Santiago (CES) e nesta terça,...

Saúde

Com queda das temperaturas e secura do ar, número de doenças respiratórias dispara; entenda os riscos, cuidados essenciais e o que realmente funciona para...

plugins premium WordPress