A Rede Municipal de Educação de Santiago conta com o programa de busca ativa escolar. Estratégia que visa identificar, localizar, resgatar estudantes que estejam em situação de evasão e abandono, ou em risco de evasão. A busca é realizada pela assistente social para poder dar os encaminhamentos necessários, garantindo um retorno saudável e significativo para a criança estudante.
Vindo a somar, o Ministério Público do RS lançou em março deste ano a nova versão da Ficha do Aluno Infrequente – Ficai 4.0. Conforme a coordenadora pedagógica da Smec, Fernanda Gomes, o objetivo é tornar mais efetiva as ações desenvolvidas pela escola, rede territorial, conselho tutelar e Ministério Público, por meio de um fluxo colaborativo, que auxilia no processo de identificação das causas da infrequência e do abandono escolar, buscando ainda mais a garantia de acesso, permanência e da aprendizagem de crianças e adolescentes.
O novo formato fortalece o trabalho em rede, pensando os estudantes do território de Santiago, como responsabilidade de todos os envolvidos, principalmente de um público específico, chamado de Rede de Apoio à Escola – RAE, cujos integrantes se reúnem mensalmente para discutir as estratégias e planos específicos para cada caso.