A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino diferenciada, oportunizando as pessoas que não puderam estudar no período certo da vida, o retorno e conclusão dos estudos. Conforme a vice-diretora do Colégio Estadual Cristóvão Pereira, Cláudia Osório, existe hoje um pacto pelo de erradicação do analfabetismo lançado pelo governo federal. Dentro da proposta está o pacto pela qualificação da EJA.
O governo federal quer investir mais de 4 milhões, e quatro anos na criação de novas turmas de EJA em alfabetização e Fundamental. Dentro desta proposta o objetivo é criar uma turma na escola Cristóvão Pereira.
Cláudia enfatiza que alfabetização além da possibilidade de leitura e escrita trás dignidade, cidadania, acesso a direitos sociais, tornando a pessoa mais feliz, literalmente. A escola se propôs em chamar os interessados que queiram voltar a estudar, aprender a ler e escrever que procurem o educandário e façam suas inscrições, independente da idade recomendada, especialmente quem enfrentou uma condição adversa ao interesse de estar na escola.
