A mudança cerebral não está limitada aos períodos sensíveis. O cérebro se desenvolve mediante exigência. A observação é do professor e doutor Guilherme Nogueira que foi palestrante na Jornada Pedagógica realizada nesta semana.
Segundo ele acaba sendo um mito a ideia de que as pessoas usam somente determinado percentual do cérebro, justificando que as áreas cerebrais que operam no aprendizado trabalham de maneira interdependente e complementar, fazendo com que o sujeito utilize todo o potencial cerebral para o desenvolvimento. O importante segundo ele, é atentar para quais estímulos que estão sendo fornecidos.
Guilherme Nogueira costuma dizer que a sociedade é um grande campo de pesquisa. Muito que se coloca, como estímulo cerebral gera prejuízos, como por exemplo, o uso excesso de telas.
A motivação do cérebro, segundo o cientista não se dissocia da atenção, que por sua vez não dissocia da motivação. Isso quer dizer que quando o aluno já trás o prenúncio de não gostar de alguma isso já impacta na atenção e, consequentemente nas alavancas de busca motivacionais. Guilherme falou sobre as contribuições neurocientificas para os processos de aprendizagem e educação.
