Com o frio chegando é importante ficar atento ao aumento do consumo de energia em função do uso prolongado, ou mais frequente, de alguns equipamentos. Para evitar sustos no final do mês, há pequenas mudanças nos hábitos diários que tornam o uso da energia elétrica mais consciente nas residências.
Nesse sentido, a RGE orienta que, com boas escolhas e trocas inteligentes, os clientes podem, de forma segura e sem comprometer seu conforto, diminuir o consumo de energia nos dias mais frios. O chuveiro elétrico, por exemplo, pode representar até um terço da conta nos períodos de maior uso. No modo “inverno”, com o aumento da potência, o gasto de energia sobe em média 30%.
Mas banhos mais rápidos podem compensar esse uso. A revisão das instalações da residência é fundamental para que o consumo seja eficiente, pois, assim como podem ocorrer vazamentos de água, é possível ocorrer “vazamento” ou “fuga” de energia. Redes elétricas em mau estado de conservação e subdimensionadas, lâmpadas queimadas, fios desencapados e até mesmo aquela borracha velha da porta da geladeira são os principais responsáveis pelo desperdício que gera impacto nas contas.
