O governo do Estado realiza, nesta segunda-feira (3), o pagamento antecipado de 90% do 13º salário dos servidores vinculados ao Poder Executivo. O valor restante será quitado até 19 de dezembro.
A iniciativa é resultado da reorganização financeira conduzida pelo governo de Eduardo Leite e das reformas implementadas nos últimos anos, que também permitiram ao Estado manter todos os pagamentos em dia, superando um histórico de atrasos e parcelamentos.
Nos piores anos da crise fiscal, o pagamento do 13º salário era feito em até 12 parcelas ao longo do ano seguinte, com acréscimos de indenização por conta do atraso. Antes, entre 2015 e 2020, o Estado desembolsou quase R$ 1 bilhão em indenizações (valores corrigidos) — recursos que deixaram de ser investidos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.
Em 2019, Leite assumiu o compromisso de regularizar os pagamentos de salários e do 13º, equilibrar as contas públicas, normalizar os pagamentos a fornecedores e retomar os investimentos no Estado.
“A regularização do 13º sempre foi um direito do servidor e uma obrigação do Estado, mas, devido ao desequilíbrio histórico das finanças estaduais ao longo de muitos anos, esse era um dos grandes desafios a se superar nesse processo de arrumar a casa para voltar a investir”, destaca o governador.
Segundo ele, os avanços obtidos nos últimos anos refletem diretamente as medidas adotadas pela atual gestão.

