Economia

Começa correr prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária

Começou nesta quinta-feira (22) o período de 28 dias de vazio sanitário na granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi detectado o primeiro foco de influenza aviária em granja comercial do país.

No fim desse prazo, se não houver novas ocorrências, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região e retomar gradualmente as exportações que ainda estão restritas.

Durante o vazio sanitário, a granja deve permanecer sem a presença de aves ou atividades avícolas. O protocolo prevê dois períodos de incubação de 14 dias. A medida está prevista no Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e segue protocolos internacionais.

Nesta quarta-feira (21), o serviço veterinário oficial concluiu o processo de limpeza e desinfecção dos galpões, máquinas e outras estruturas e equipamentos da granja, incluindo escritório, almoxarifado, vestiários e lavanderia. 

Segundo o Mapa, no raio de 10 quilômetros da granja afetada, foram identificados 540 estabelecimentos rurais, e todos já foram vistoriados. Desses, além da granja do foco, mais dois atuam com avicultura comercial. 

EBC

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Economia

Maior rodada de conciliação de precatórios da história do Estado pode alcançar R$ 3,3 bilhões e beneficiar 30 mil credores

Economia

A agência do Banrisul  de Santiago está sob nova administração.  O novo gerente geral é Dilvio Melo, oriundo da agência de Itaqui e o...

Economia

Estudo mensal acompanha a variação de preços dos principais itens alimentares e aponta impacto direto no poder de compra da população

Economia

A entidade organiza o pagamento em lotes, de acordo com o número final do benefício e a renda mensal

plugins premium WordPress