Em 2022, Santiago teve uma conquista histórica, a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (o COMPIER), por meio de lei municipal sancionada pelo prefeito Tiago Gorski Lacerda. A professora de Direito, Fabiana Barcelos da Silva Cardoso foi aclamada como presidente do COMPIER. A finalidade é a de articular e fiscalizar políticas de igualdade racial e também combater a discriminação contra negros, indígenas, outros grupos minoritários ou até mesmo a intolerância contra religiões afro-brasileiras.
“Foi um marco para Santiago a criação de um Conselho que vai buscar a diversidade dos povos e reconhecer dentro dos grupos de direitos humanos as minorias étnico-raciais. Assim, novos trabalhos serão desenvolvidos, envolvendo os educadores e estudantes para contribuir com a cidade, com uma conscientização anti-racista. Serão sementes para que, no futuro, não tenhamos situações de discriminação em nossa cidade”, afirmou Fabiana.
CARTILHA
Neste ano, em outubro, durante a Feira do Livro de Santiago, foi lançada a “Cartilha Santiaguense Sobre a Igualdade de Tratamento nas Relações Étnico-Raciais”. O material é resultado do trabalho desenvolvido pelo Compier.
A cartilha explica o surgimento e a importância do Compier, aborda as classificações raciais, o crime de racismo e suas diferentes formas, além de trazer reflexões sobre as diversas culturas.
Clique aqui para acessar a cartilha
O Compier também realizou no mesmo mês um Encontro de Formação Continuada. O evento contou com palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e a entrega de kits pedagógicos para escolas e professores.