Direitos Humanos

Rio Grande do Sul foi o estado com mais notificações de racismo em 2023

Estado Gaúcho também registrou aumento de 10,5% nos registros de Injúria Racial

O Estado registrou 2.857 casos de racismo em 2023. Foto: Ieda Beltrão

O Rio Grande do Sul foi o estado do Brasil que registrou mais casos de racismo no ano de 2023. O Estado registrou 2.857 casos de racismo em 2023, o que representa um aumento de 13,2% em relação aos 2.523 casos de 2022. A informação foi divulgada pelo Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira, 18.

O RS, que tem 10,882 milhões de habitantes, registrou mais casos do que São Paulo (2.304), unidade federativa com população mais de 4 vezes maior (44,411 milhões de habitantes). O Estado teve também a pior taxa de casos a cada 100 mil habitantes (26,3), sendo mais de quatro vezes maior que a média nacional, de 5,7 a cada 100 mil pessoas.

O Estado Gaúcho também registrou aumento de 10,5% nos registros de Injúria Racial, passando de 162 casos em 2022 para 179, em 2023.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Animais

Inscrições vão até quinta (11) e buscam ampliar participação das prefeituras nas políticas públicas voltadas à proteção animal

Segurança

A formatura de 651 novos servidores da Polícia Penal do Rio Grande do Sul será realizada nesta terça-feira (9), em Porto Alegre. De acordo com...

Clima

Defesa Civil acionou fluxo de governança integrada com municípios de maior risco em preparação inédita para preservar vidas

Operação Fronteira

Ações ocorreram entre os dias 11 e 15 de maio em diferentes regiões do estado.