O Brasil já conhece os seus adversários na luta pelo hexacampeonato da Copa do Mundo. Na tarde desta sexta-feira, a Fifa realizou o sorteio dos 12 grupos do Mundial de 2026, que acontece no ano que vem nos Estados Unidos, México e Canadá, assim como os cruzamentos a partir da segunda fase. Será a primeira vez em que a competição terá 48 seleções disputando o troféu de campeão. A tabela completa com os locais e as datas será divulgada neste sábado pela Fifa, mas já se sabe que o jogo de abertura está marcado para 11 de junho de 2026 e a final para 19 de julho.
A Seleção Brasileira está no Grupo C, junto de Marrocos, Haiti e Escócia. A estreia do Brasil será contra os marroquinos, o segundo jogo contra os haitianos e a última partida na primeira fase contra os escoceses. Na segunda fase, o cruzamento será contra o Grupo F: o primeiro de uma chave enfrenta o segundo da outra. Ou seja, avançando, o primeiro adversário na fase eliminatória sairá de Holanda, Japão, Tunísia ou uma das quatro seleções que disputam a vaga 2 da repescagem europeia: Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia.
Atual campeã, a Argentina caiu em uma chave teoricamente fácil, com Argélia, Áustria e Jordânia. Ao contrário de edições anteriores, nenhuma das 12 chaves destoa como a mais difícil, ou o Grupo da Morte, como é comumente chamado.
Em função de uma mudança no regulamento no sorteio da Copa de 2026, os países melhores colocados no ranking da Fifa, caso avancem como líderes de seus respectivos grupos, se cruzarão somente na final, em um modelo semelhante aos torneios de tênis. Assim, Espanha e Argentina estão em lados opostos dos cruzamentos, assim como Inglaterra e França.
Confira todos os grupos sorteados:
GRUPO A
- México
- África do Sul
- Coreia do Sul
- Europa 4 (Dinamarca, Macedônia do Norte, República Tcheca ou Irlanda)
GRUPO B
- Canadá
- Europa 1 (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia)
- Catar
- Suíça
GRUPO C
- Brasil
- Marrocos
- Haiti
- Escócia
GRUPO D
- Estados Unidos
- Paraguai
- Austrália
- Europa 3 (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
GRUPO E
- Alemanha
- Curaçao
- Costa do Marfim
- Equador
GRUPO F
- Holanda
- Japão
- Europa 2 (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
- Tunísia
GRUPO G
- Bélgica
- Egito
- Irã
- Nova Zelândia
GRUPO H
- Espanha
- Cabo Verde
- Arábia Saudita
- Uruguai
GRUPO I
- França
- Senegal
- Intercontinental 2 (Iraque, Bolívia ou Suriname)
- Noruega
GRUPO J
- Argentina
- Argélia
- Áustria
- Jordânia
GRUPO K
- Portugal
- Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
- Uzbequistão
- Colômbia
GRUPO L
- Inglaterra
- Croácia
- Gana
- Panamá
Alguns grupos ainda não sabem exatamente todas as seleções, já que estão à espera dos representantes das Repescagens Europeia e Intercontinental. A primeira garante mais quatro países, enquanto a segunda mais dois. As duas competições acontecem apenas em março, quando enfim serão conhecidos todos os competidores. As vagas restantes sairão das seguintes possibilidades:
Repescagem Europa
- Europa 1: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia
- Europa 2: Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia
- Europa 3: Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo
- Europa 4: Dinamarca, Macedônia do Norte, República Tcheca ou Irlanda
Repescagem Intercontinental
- Intercontinental 1: RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia
- Intercontinental 2: Iraque, Bolívia ou Suriname

