Comunicação

Rádio Santiago completa 73 anos dedicados à comunicação

Emissora foi criada em 31 de julho de 1951 e hoje é uma referência em jornalismo e entretenimento

Rádio Santiago completa 73 anos. Foto: Ieda Beltrão

Nesta quarta-feira(31), a Rádio Santiago completa 73 anos dedicados a comunicação.

A Rádio Santiago foi criada com o fim educativo e recreativo pelo Ministério da Viação e Obras Públicas, Serviço de Radiodifusão, através da publicação no Diário Oficial da União efetuada em 6 de abril de 1951, último ato das diferentes etapas de sua oficialização.

A inauguração oficial ocorreu no dia 31 de julho de 1951, tendo então a Rádio Santiago seu canal concedido na frequência de 1.590 KHZ. Mais tarde, por concessão do órgão competente, a requerimento da direção, passou a funcionar em 1.540 KHZ.

A emissora permaneceu algum tempo fechada por deficiência da energia elétrica na cidade. Serviu-se de geradores da então Viação Férrea Riograndense e posteriormente, obrigou-se a instalar geradores próprios para poder servir com mais qualidade seus ouvintes.

A emissora da Comunidade venceu todos esses desafios, integrou-se na comunidade em todos os sentidos, nos setores educacionais, esportivos, sociais, políticos e religiosos, sempre colaborando, difundindo, tornando-se porta voz das boas ideias e ideais dos santiaguenses.

Ao longo de sua existência, a Rádio Santiago passou por várias modificações, sempre no afã de melhor servir. As lutas empreendidas, dificuldades vencidas, tiveram o comando dinâmico e idealista de Jaime Medeiros Pinto, falecido no Dia das Comunicações, 5 de maio de 1987.

Inspirado no dinamismo de seu diretor proprietário, Jaime Pinto, a Rádio Santiago continuou na busca de novas conquistas. Pela portaria 0168 de 28 de abril de 1989, teve aprovado projeto de alteração de sua frequência para 1230 KHZ, com a maior torre na região centro-oeste do Estado em sua frequência, com 100 metros de altura.

Na década de 90 a Rádio Santiago continuou investindo em tecnologia e em modernização de suas instalações, tanto na qualificação de seus profissionais, como na melhoria de seu sinal e um intenso trabalho buscando a qualidade de atendimento aos seus clientes, além de incremento em sua atividade social, de utilidade pública e de prestação de serviços.

Integrante desde o ano de 1996 da Rede Gaúcha Sat, a maior rede de emissoras do Sul do Brasil, a Emissora da Comunidade recebeu o novo milênio com a expansão de seu alcance, aumentando sua potência para 4 quilowatts, autorizados no ano 2000 através de uma Portaria do Ministério das Comunicações.

Hoje, a Emissora da Comunidade também conhecida como emissora da Integração Regional e no ano de 2004, com o objetivo de maximizar seus serviços, melhorar as condições de trabalho para seus funcionários e proporcionar um melhor aproveitamento de espaços em sua programação, a Rádio Santiago triplicou sua estrutura de informática, implantando um sistema de rede interativo e digitalizando definitivamente seu sistema operacional. A emissora está inserida dentro de um novo contexto na comunicação radiofônica, onde a prioridade é, cada vez mais, a satisfação do ouvinte e o apoio determinante para o desenvolvimento regional. Em 2006 a Emissora integrou-se na era digital e atualmente pode ser acessada em qualquer lugar do planeta através do site www.radiosantiago.com.br.

E em 2018, a Rádio Santiago migrou para o FM, passando a ser 90.3 FM. Com isso seu alcance e qualidade de som é ainda maior.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Geral

Mais uma vez a Rádio Santiago transmite a Copa Santiago. A emissora faz parte da história da competição desde o sua primeira edição. A...

Geral

Olá, oi, boa tarde! Escute só um pouquinho! Não se preocupe vamos esperar teu silêncio, vamos aguardar por tua atenção. Não tenha pressa, hoje...

Comunicação

São 73 anos de dedicação à comunicação jornalística e de entretenimento

plugins premium WordPress