Na madrugada deste domingo (15) foi encerrada em Uruguaiana a 46ª edição da Califórnia da Canção Nativa, premiando destacados talentos da música regional. Dentre os vencedores, o santiaguense Matheus Pimentel Nunes, que brilhou Interpretando a música “Recolho Versos do Campo”, de Gujo Teixeira com melodia de Cristian Camargo, Matheus se sagrou campeão do festival, conquistando o troféu máximo, a Calhandra de Ouro, além do prêmio em dinheiro de R$ 10 mil, fazendo história ao se tornar o vencedor mais jovem da Califórnia.
Ele também tinha conquistado recentemente, o prêmio de música mais popular no Festival da Música Crioula de Santiago. Em Alegrete, Matheus Pimentel conquistou o Melhor Intérprete com a música: João da Guarda, em setembro deste ano, no 16º Canto Farroupilha de Alegrete. Matheus é filho do compositor e radialista da Rádio Santiago, Marco Antônio Nunes que também tem um extensa trajetória em festivais, com inúmeras premiações.
Outro grande destaque foi o alegretense Filipi Coelho se destacou ao conquistar o prêmio de Melhor Intérprete pela canção “O Céu das Tormentas”, troféu César Passarinho, e a Calhandra de Bronze com “Dos Valores da Alma”, ao total, foram R$ 3.500,00. Filipi já havia sido premiado, em novembro, como intérprete solista vocal no Enart, representando o CTG Farroupilha.
Com uma longa trajetória de sucesso em festivais e palcos, Filipi Coelho acumula prêmios em diversos eventos, como o Moenda da Canção, o Carijo da Canção Gaúcha, o Festival Alegretense da Canção (FAC), e o Canto Farroupilha de Alegrete, entre outros.
Além dos prêmios de Filipi e Matheus, outros artistas também foram reconhecidos:
Calhandra de Prata: Arthur Rilo com “Os Dois Amores”
Melhor Melodia: Cristian Camargo por “Recolho Versos do Campo”
Melhor Letra: Colmar Duarte por “Os Dois Amores”
Melhor Instrumentista: Leonardo Schneider por “O Beijo do Pai”
Música Mais Popular: Kauanny Klein com a canção “Su Paz”, interpretada por Maria Parteira
A Califórnia da Canção Nativa, considerada o maior evento cultural do Rio Grande do Sul, contou com mais de 900 músicas inscritas nesta edição. Após as noites classificatórias, 12 finalistas disputaram os prêmios, reafirmando a força e a relevância da música regional gaúcha. O evento, realizado desde 1971, é considerado patrimônio cultural do Estado e um modelo de divulgação da arte musical nativa.
Portal Alegrete Tudo