Músicas

Calhandra de Ouro: Matheus Pimentel é o grande campeão da Califórnia interpretando “Recolho Versos do Campo”

A 46ª edição da Califórnia da Canção Nativa consagrou os talentos de Matheus Pimentel Nunes, vencedor da Calhandra de Ouro com “Recolho Versos do Campo”

Matheus Pimentel Nunes, de Santiago, vencedor da Calhandra de Ouro. Foto: Ieda Beltrão

Na madrugada deste domingo (15) foi encerrada em Uruguaiana a 46ª edição da Califórnia da Canção Nativa, premiando destacados talentos da música regional. Dentre os vencedores, o santiaguense Matheus Pimentel Nunes, que brilhou Interpretando a música “Recolho Versos do Campo”, de Gujo Teixeira com melodia de Cristian Camargo, Matheus se sagrou campeão do festival, conquistando o troféu máximo, a Calhandra de Ouro, além do prêmio em dinheiro de R$ 10 mil, fazendo história ao se tornar o vencedor mais jovem da Califórnia.

Ele também tinha conquistado recentemente, o prêmio de música mais popular no Festival da Música Crioula de Santiago. Em Alegrete, Matheus Pimentel conquistou o Melhor Intérprete com a música: João da Guarda, em setembro deste ano, no 16º Canto Farroupilha de Alegrete. Matheus é filho do compositor e radialista da Rádio Santiago, Marco Antônio Nunes que também tem um extensa trajetória em festivais, com inúmeras premiações.

Outro grande destaque foi o alegretense Filipi Coelho se destacou ao conquistar o prêmio de Melhor Intérprete pela canção “O Céu das Tormentas”, troféu César Passarinho, e a Calhandra de Bronze com “Dos Valores da Alma”, ao total, foram R$ 3.500,00. Filipi já havia sido premiado, em novembro, como intérprete solista vocal no Enart, representando o CTG Farroupilha.

Com uma longa trajetória de sucesso em festivais e palcos, Filipi Coelho acumula prêmios em diversos eventos, como o Moenda da Canção, o Carijo da Canção Gaúcha, o Festival Alegretense da Canção (FAC), e o Canto Farroupilha de Alegrete, entre outros.

Além dos prêmios de Filipi e Matheus, outros artistas também foram reconhecidos:

Calhandra de Prata: Arthur Rilo com “Os Dois Amores”

Melhor Melodia: Cristian Camargo por “Recolho Versos do Campo”

Melhor Letra: Colmar Duarte por “Os Dois Amores”

Melhor Instrumentista: Leonardo Schneider por “O Beijo do Pai”

Música Mais Popular: Kauanny Klein com a canção “Su Paz”, interpretada por Maria Parteira

A Califórnia da Canção Nativa, considerada o maior evento cultural do Rio Grande do Sul, contou com mais de 900 músicas inscritas nesta edição. Após as noites classificatórias, 12 finalistas disputaram os prêmios, reafirmando a força e a relevância da música regional gaúcha. O evento, realizado desde 1971, é considerado patrimônio cultural do Estado e um modelo de divulgação da arte musical nativa.

Portal Alegrete Tudo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

plugins premium WordPress