Agricultura

Pesquisa aponta que escolaridade de produtor gaúcho é maior do que a média nacional

Pesquisa. da ABMRA, que será apresentada na Expodireto, mostra que 19% têm ensino superior no RS, enquanto média nacional não passa de 9%

Foto: Divulgação

O nível de escolaridade dos produtores rurais gaúchos é maior do que a média nacional. No RS, 19% têm ensino superior completo, mais que o dobro da média nacional, de 9%. Foi o que apurou a 9ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA). Outro aspecto cultural revelado é que a tradição familiar ainda é o principal motivador para a permanência no campo. Nacionalmente, 61% dos produtores afirmam ter escolhido a atividade para dar continuidade ao legado da família. No Estado, o percentual foi de 51%.

Mudanças climáticas
Outro ponto identificado é que as mudanças climáticas deixaram de ser uma discussão distante para se tornar uma preocupação concreta dentro das propriedades rurais brasileiras. O levantamento apurou que 86% dos produtores brasileiros acreditam em algum tipo impacto com as mudanças no clima. Este é o mesmo índice obtido no Rio Grande do Sul, um dos estados que mais vem enfrentando eventos climáticos extremos nas últimas safras, como estiagens prolongadas e enchentes.

“A percepção semelhante entre produtores gaúchos e o consolidado nacional indica que o tema passou a fazer parte da realidade produtiva em diferentes regiões do país”, ressalta a ABMRA.

A pesquisa também aponta que, apesar da consciência sobre o problema, a adoção de novas práticas de manejo para reduzir impactos climáticos ainda enfrenta obstáculos.

No Brasil, 31% dos produtores consideram altas ou muito altas as barreiras para implementar essas mudanças, enquanto no RS o índice é de 22%. Entre os fatores que ajudam a entender o cenário, destaca a entidade, está o perfil do produtor. A idade média do produtor rural no país é de 48 anos, enquanto no Rio Grande do Sul é 44 anos, indicando uma geração madura e em plena atividade à frente das propriedades.

Pesquisa ouviu mais de 3 mil pessoas
A ABMRA realiza, na quinta-feira, às 15h30min, o Fórum de Comunicação ABMRA durante a Expodireto Cotrijal, na Casa da Cotrijal. Ao longo do evento, será detalhado o panorama sobre o perfil do produtor rural gaúcho baseado nas informações da mais recente Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, realizada no segundo semestre de 2025 com 3,1 mil entrevistas presenciais. Entre os pontos analisados estão a idade média, o grau de escolaridade e as razões que motivam a permanência na atividade.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Educação

Pré-selecionados em segunda chamada devem comprovar informações

Agricultura

Conhecida como espanta-pulga, espécie é estudada desde 2019 por pesquisadores da Univates, que também avaliam possível função inseticida

Educação

Em 2025, o município de Santiago consolidou um avanço expressivo na Avaliação de Saída de Fluência Leitora, aplicada aos estudantes do 2º ano do...

Educação

Destaque acadêmico da instituição foi garantido pelo desempenho individual sete alunos; premiação foi na noite desta quinta em São Paulo