Agricultura

Emater incentiva prática do artesanato

Objetivo da Extensão Rural é organizar grupos e associações, agregar pessoas, resgatar a cultura, descobrir e valorizar as potencialidades

A Emater, como instituição, entre os programas técnicos sociais prioritários, tem como entre as principais temáticas o Artesanato. O objetivo da Extensão Rural é organizar grupos e associações, agregar pessoas, resgatar a cultura, descobrir e valorizar as potencialidades, bem como promover a troca de experiências, proporcionar conhecimento, qualificar os trabalhos e elevar a autoestima.

Conforme a extencionista social Clari Jane Machado Tessari, da Emater local, busca-se também parcerias, alternativas de lazer,  renda e viabilizar a comercialização.

Em Santiago a Emater está no momento de resgate do artesanato rural e trabalhos manuais, junto com as mulheres agricultoras artesãs. De ontem, até amanhã, sexta-feira, está promovendo curso para doze artesãs, a maioria da agricultura familiar, tendo como local o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em parceria com o Senar.

A ação social é direcionada ao bordado livre, com objetivo de resgatar os bordados das vovós. Mas a ação não se restringe só ao artesanato, mas são trabalhadas as relações, socialização, integração, troca de aprendizado, entre outros temas. O artesanato também é uma terapia, pois  possibilita melhorar a saúde do corpo e da mente.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Agricultura

Estima-se que o agronegócio do Rio Grande do Sul teve perdas na casa dos R$ 3 bilhões devido as enchentes

Agricultura

As chuvas promovem um efeito de longo prazo nas lavouras gaúchas

Agricultura

No entendimento da Federação, muitas coisas boas foram conquistadas que podem ser encontradas com detalhes junto aos sindicatos dos trabalhadores rurais

Agricultura

Montante servirá para ações de custeio, comercialização e investimento