A Emater, como instituição, entre os programas técnicos sociais prioritários, tem como entre as principais temáticas o Artesanato. O objetivo da Extensão Rural é organizar grupos e associações, agregar pessoas, resgatar a cultura, descobrir e valorizar as potencialidades, bem como promover a troca de experiências, proporcionar conhecimento, qualificar os trabalhos e elevar a autoestima.
Conforme a extencionista social Clari Jane Machado Tessari, da Emater local, busca-se também parcerias, alternativas de lazer, renda e viabilizar a comercialização.
Em Santiago a Emater está no momento de resgate do artesanato rural e trabalhos manuais, junto com as mulheres agricultoras artesãs. De ontem, até amanhã, sexta-feira, está promovendo curso para doze artesãs, a maioria da agricultura familiar, tendo como local o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em parceria com o Senar.
A ação social é direcionada ao bordado livre, com objetivo de resgatar os bordados das vovós. Mas a ação não se restringe só ao artesanato, mas são trabalhadas as relações, socialização, integração, troca de aprendizado, entre outros temas. O artesanato também é uma terapia, pois possibilita melhorar a saúde do corpo e da mente.