A Emater de Santiago realizou na última quarta-feira (7), para a comunidade de Quatro Bocas – ação social referente às plantas bioativas, condimentares e aromáticas . O dia foi de interação de troca de conhecimento a respeito das espécies.
Conforme a extensionista social, Clari Jane Machado Tessari, o objetivo foi resgatar o cultivo, identificação e utilização das plantas bioativas. Segundo ela, as bioativas são plantas medicinais, aromáticas, condimentares, repelentes, tóxicas, bactericidas, fungicidas e até aquelas de cunho místico ou religioso.
As plantas medicinais são utilizadas na preparação dos remédios caseiros com uso através do conhecimento popular e tradicional de cada região, estado ou país. Quanto às condimentares elas servem de tempero, melhorando o paladar das refeições, como é o caso do alecrim, manjericão, orégano, alho, entre outras.
As aromáticas estão representadas, por exemplo, pela hortelã, cravo e salsinha. No encontro também se falou sobre as plantas alimentícias não convencionais, como é o caso da Ora-pró-nóbis, manjericão, entre outras, ricas em vitaminas, consideradas potências nutricionais. Eventos neste sentido têm sido realizados pela extensão da Emater, como forma de manter ativa a produção e uso destas hortas que já existem desde a criação da humanidade.