Agricultura

Emater de Santiago está chamando atenção para a importância do manejo de solo

As chuvas promovem um efeito de longo prazo nas lavouras gaúchas

Emater chama atenção para a importância do manejo de solo. Foto: Divulgação

A Emater de Santiago está chamando atenção para a importância do manejo de solo. As chuvas promovem um efeito de longo prazo nas lavouras gaúchas, além da perda de solo, as enxurradas  também provocaram a perda de fertilidade.

Conforme o engenheiro agrônomo, Otávio Mendonça Poleto, o fertilizante tem um comportamento parecido com o sal de cozinha, dissolve na água, e, com os grandes volumes de chuva eles são “ lavados” da composição do solo, gerando aos produtores um gasto para recompor as áreas. Cita que são necessários aproximadamente 100 anos para se formar um centímetro de solo estável.

Uma das alternativas é aumentar a demanda de marcação de terraços para contenção das corredeiras nas lavouras. – Terraços são uma forma de conter a velocidade erosiva da água, fazendo com que ela corra de forma lenta e se infiltre no solo, além de formar pequenos pontos de sedimentação dentro da própria lavoura, evitando assim perdas da parte produtiva da terra.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Agricultura

Isso graças a polinização assistida, desenvolvida em parceria entre a processadora Celena Alimentos e a startup Agrobee

Apicultura

Otávio Mendonça Poleto da Emater de Santiago recorda que no inverno ocorreu perdas significativas de abelhas por questões climáticas

Agricultura

Impactados por mercados de outros estados, hortigranjeiros têm aumento de até 50% nos preços

Agricultura

Em uma pesquisa realizada no início do ano pela Forth Jardim, empresa especializada no cuidado com as plantas, que tinha como objetivo traçar o perfil do consumidor de...

plugins premium WordPress