O Curso de Psicologia da URI Câmpus de Santiago, realiza entre os dias 12 e 18 de maio a 3ª Semana de Luta Antimanicomial da disciplina de Projeto Integrador I. A iniciativa propõe uma série de atividades voltadas à promoção do cuidado em liberdade, à escuta e ao debate sobre saúde mental.
O evento busca integrar estudantes, profissionais da área e comunidade em geral, reforçando a importância de práticas mais humanizadas no atendimento em saúde mental.
A programação é destinada a usuários dos CAPS I Nossa Casa, CAPS AD (Álcool e Drogas) e Clínica Soneto, além de estudantes e egressos da URI Santiago, profissionais da área de saúde mental e a comunidade em geral.
Promovida pelos acadêmicos da disciplina de Projeto Integrador I do Curso de Psicologia da URI Santiago (2026/1), a ação conta com coordenação da Professora Rosângela Montagner.
Ao longo da semana, o público poderá participar de oficinas temáticas, palestras, apresentações culturais, roda de conversa e atividades ao ar livre, realizadas em diferentes espaços do Câmpus e também em parceria com serviços de saúde do município.
Entre os destaques estão oficinas como “Do Barro à Expressão”, “Entre Folhas e Cores” e “Cores do Amanhã”, além de momentos de reflexão, como a roda de conversa com profissionais da saúde mental e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A programação inclui ainda apresentação musical, peça teatral e sessão cineclubista.
A realização do evento conta com apoio da URI Santiago, Secretaria de Saúde de Santiago, Secretaria de Turismo e Cultura de Santiago, serviços de saúde mental do município, além do Curso de Psicologia, Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), CAPS I, CAPS AD e Clínica Soneto.
A proposta da Semana de Luta Antimanicomial está alinhada ao movimento nacional que defende o cuidado em liberdade, promovendo inclusão, autonomia e respeito aos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.
A participação é gratuita e aberta ao público. Inscrições e demais informações através do telefone (55) 3251-3151 (ramal 306) ou direto na coordenadoria do Curso de Psicologia.

