Verão

Verão vem aí: como proteger os cabelos do sol e do calor?

Foto: Divulgação

Com a chegada do verão, a animação toma conta das ruas e os cuidados com a saúde devem ser incluídos na programação. Durante os dias de festa, em meio as altas temperaturas e intensa exposição ao sol, a atenção ao bem-estar deve ser redobrada. É neste momento, que o corpo humano necessita de maior hidratação, alimentação balanceada e vestimentas adequadas para suportar o calor e evitar efeitos indesejáveis.

No caso dos cabelos não é diferente. O contato direto com o sol pode causar danos significativos à saúde capilar, tornando os fios mais ressecados, quebradiços e frágeis – o que pode ocasionar perda significativa dos fios e até calvície (a longo prazo). Assim como a pele, o cabelo sofre os efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV), que que afeta a queratina – proteína essencial para a estrutura capilar, além de provocar o desbotamento da cor por causa da ação oxidativa do sol. Ademais, o calor excessivo pode intensificar a produção de oleosidade no couro cabeludo, favorecendo o surgimento de descamação e irritações.

A Dra. Natasha Veloso, dermatologista, especialista em Tricologia, dá dicas de como aproveitar os dias de folia sem descuidar dos cabelos:

•         Uso de protetor solar capilar: produtos com filtro UV são fundamentais para criar uma barreira protetora contra o sol. Neste caso, é recomendado o uso de sprays e óleos capilares com proteção solar que ajudam a preservar a saúde dos fios.

•         Aposte em acessórios: chapéus e bonés são aliados na proteção contra a radiação solar direta. Também são indicados tecidos com proteção UV com o objetivo de garantir uma barreira extra contra os danos.

•         Hidratação com frequência: máscaras de hidratação ricas em óleos vegetais e proteínas colaboram para restaurar a umidade e fortalecer os fios contra os efeitos do sol.

•         Evite ferramentas de calor: secadores, chapinhas e babyliss podem agravar os danos solares, deixando os fios ainda mais frágeis. Neste caso, o uso do protetor térmico é indispensável para minimizar os efeitos do calor. O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente.

•         Invista na alimentação e hidratação do corpo: a saúde dos cabelos também está associada à nutrição e hidratação do organismo. Ingerir muita água e consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, tais como frutas, verduras e proteínas, são fundamentais para a saúde capilar.

Manter os fios saudáveis e protegidos durante o verão exige cuidados específicos. É preciso adotar uma rotina capilar que priorize uma hidratação intensiva, bem como o uso de produtos adequados para cada tipo de cabelo. Deste modo, é possível minimizar os impactos negativos do calor e manter os cabelos nutridos e visualmente bem tratados.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Cultura

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (14) e vai destinar R$ 2 milhões a 100 entidades do setor...

Segurança

Na manhã de terça-feira (13), a Brigada Militar prestou apoio à Secretaria Municipal da Fazenda de São Francisco de Assis, durante uma barreira policial...

Cultura

Dois importantes pontos de visitação, especialmente neste período de férias, estão à disposição da comunidade local e regional, que são o Museu Pedro Palmeiro...

Economia

Santiago já supera 8 mil CNPJ s ativos, considerado um marco histórico que reflete a força do ambiente de negócios no município. Também mantem...