A renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados bons condutores foi uma das principais novidades anunciadas pelo governo federal nesta terça-feira (9). Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), a simplificação do processo busca premiar quem dirige com responsabilidade e reduzir a burocracia para milhões de brasileiros. O benefício não altera os prazos de renovação da CNH, apenas isenta o condutor exemplar de repetir etapas presenciais.
Em matéria completa publicada em GZH, a renovação automática é apenas parte de um conjunto de alterações que redesenham por completo o processo para obter a CNH. Entre os principais pontos, está a retirada da obrigatoriedade de aulas em autoescola, uma mudança classificada pelo governo como modernização do modelo e abertura para novas formas de aprendizagem.
Renan Filho antecipou que o governo lançará, também na terça-feira, o aplicativo CNH do Brasil, uma versão reformulada e mais robusta da atual Carteira Digital de Trânsito (CDT). A plataforma permitirá realizar grande parte do processo de habilitação diretamente pelo celular.

