Os principais crimes consumados em Santiago apresentaram queda em novembro, comparados ao mês anterior. O estelionato liderou com 29 ocorrências ( 8 a menos que em outubro).
Em segundo lugar estão os furtos com 14 casos ( -17); entorpecente e tráfico, com 11 ocorrências ( 02 a menos) e 02 ocorrências cada para os crimes de delito relacionado a armas e munições e de entorpecente e posse./ Não houveram registros de homicídio doloso, latrocínio, abigeato, furto de veículo, de roubos, roubo de veiculo, vítima de latrocínio e de lesão corporal seguido de morte.
O estado manteve os indicadores criminais em queda no penúltimo mês do ano, reforçando a tendência de que 2025 deve ser ainda mais seguro. Conforme dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, novembro apresentou queda de 32% nos crimes violentos letais e intencionais (CVLI), na comparação ao mesmo período de 2024.
Antes, eram 143 ocorrências. Agora, reduziu-se para 97 registros. Já os homicídios, que já foram 117, agora caíram para 82, representando uma redução de 30% em relação a novembro de 2024. Por fim, os feminicidios diminuíram 50%, recuando de 10 para cinco casos.

