Neste mês em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos de existência, o 5º Regimento de Polícia Montada (5ºRPMon) dá início à Operação Elo de Proteção, por meio da sua Patrulha Maria da Penha, reafirmando o compromisso da Brigada Militar com a defesa dos direitos humanos e o enfrentamento à violência doméstica e familiar.
A operação tem como objetivo principal intensificar as ações de prevenção e repressão aos crimes de violência contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas LGBTQIA+, além de fortalecer o trabalho em rede com instituições como o CRAS, CREAS, Ministério Público, Delegacias Especializadas e a Coordenadoria da Mulher.
A Patrulha Maria da Penha do 5º RPMon atua diretamente nesse contexto, promovendo, visitas, acompanhamento das vítimas com medidas protetivas e articulação com demais órgãos da rede de apoio.
Com a Operação Elo de Proteção, o 5º RPMon busca reforçar os vínculos de cuidado e proteção entre as forças de segurança e as comunidades, assegurando que nenhuma vítima fique desamparada.
Neste marco dos 19 anos da Lei Maria da Penha, a Brigada Militar, através da Patrulha Maria da Penha, renova seu compromisso com a vida, a dignidade e a justiça social, lembrando que proteger é um dever de todos, mas agir é missão de quem escolheu servir.
