Visando formar profissionais da Brigada Militar para a pesquisa e docência, nos campos de interesse científico da Brigada Militar, a Instituição promoveu o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Militares de Polícia Militar como etapa complementar ao Curso Avançado de Administração Policial Militar (CAAPM) e o Curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública (CEPGESP).
O Oficial da Brigada Militar para ascender a determinados postos, além de requisitos previstos em leis e em normas internas da corporação, é necessário que curse e obtenha aprovação no CAAPM para promoção do posto de Capitão ao posto de Major e aprovação no CEPGESP para ascender do posto de Tenente Coronel ao posto de Coronel.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece no seu artigo 83 que o ensino militar é regulado em lei específica, admitindo a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino. E o Ministério da Educação, através do Parecer CNS/CES nº 945/2019, incluiu as Ciências Policiais como área de conhecimento no rol das ciências estudadas no Brasil.
Assim, com base nas citadas normas, e ainda com base na Constituição Estadual e Lei de Ensino da Brigada Militar, a Instituição através do seu Departamento de Ensino e do Instituto de Pesquisa da Brigada Militar oferta o curso de Mestrado aos concluintes do CAAPM e o curso de Doutorado aos concluintes do CEPGESP.
Ambos os cursos têm por objetivo proporcionar uma formação aprofundada e de alto nível em pesquisa e docência na Corporação, incorporando também os avanços dos estudos organizacionais e estratégicos das organizações policiais militares.
Juntamente com outros sete oficiais o Comandante do 5ºRPMon concluiu o curso de Mestrado, tendo sido objeto de sua pesquisa um estudo referente o uso da força letal policial, o seu ensino pelas instituições policiais e possível relação com o fenômeno da violência policial. Sua dissertação foi apreciada e aprovada por banca formada por mestres e doutores da Brigada Militar e Instituições de Ensino Superior convidadas. A defesa de sua dissertação foi prestigiada pelo Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Estremo Oeste, Coronel PM Cilon Freitas da Silva.
