Após aglomerações, que são inevitáveis, registradas na última semana aumentou consideravelmente a procura pelo atendimento médico em Santiago especialmente nos últimos três dias por pessoas com sintomas gripais que acomete pessoas de todas as idades. Conforme informou a secretária da saúde, Silvana Oliveira, desde segunda a procura pelo PAM dobrou. A média diária que fica em aproximadamente 100 a 130 atendimentos passou para 200 a 230.
Do dia primeiro de setembro até hoje, foram 2.800 atendimentos. Com tempo médio de espera, entre a chegada do paciente no PAM e a saída, foi de aproximadamente 25 minutos. Reconhece que nos dias de maior demanda, o tempo de espera tende a aumentar, chegando a uma média de até 2 horas, mesmo com a oferta maior de profissionais.
Segundo a secretária, em alguns momentos, conforme a classificação do caso, alguém terá prioridade sobre outros, fato que precisa ser compreendido. A técnica estima que o quadro viral de sintomas gripais tenda a seguir por toda esta e a próxima semana.
Para prevenir as doenças respiratórias sugere evitar aglomerações, fazer uso de máscara, de limpeza e desinfecção dos ambientes, higienização das mãos com água e sabão, ou álcool gel, principalmente após tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, e evitar coçar os olhos, boca ou nariz após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimão ou bancos, por exemplo e contatos diretos com pessoas sintomáticas. Silvana observa que são atitudes simples que evitam a propagação da gripe.