Durante reunião em Brasília na última quarta-feira (31), com o ministro da educação, Camilo Santana, o presidente do Tribunal de Contas do RS, Marco Peixoto tratou sobre a possibilidade do curso de medicina na URI Campus Santiago, em parceria com o Grupo Hospitalar Santiago, que já é hospital escola. Peixoto disse que foi o primeiro passo deste processo que envolve uma série de fatores, documentos, participação da comunidade e parceiros.
Agora o diretor geral da universidade, professor Júlio Cesar Wincher Soares e o diretor administrativo do GHS, Ruderson Mesquita é quem estarão dando seguimento a esta demanda, com vistas a trazer uma nova realidade de desenvolvimento na área de educação superior para Santiago e Região, com objetivo de atender a demanda existente na formação de médicos, nas Regiões Centro, Fronteira e parte das Missões. Outra questão tratada foi em relação a questão ambiental.
O MEC está sugerindo às escolas que instituíam disciplinas nesta área pela valorização do meio ambiente, independente de projetos que já estejam sendo realizados no âmbito das mesmas.