Saúde

Saiba como escolher as lentes certas para seus óculos

Entenda as opções de lentes disponíveis no mercado e como escolher a melhor alternativa para atender às suas necessidades visuais e estéticas

Foto: Divulgação

Escolher as lentes certas para os óculos não é uma tarefa simples. Além de corrigir a visão, a escolha das lentes deve proporcionar conforto e atender às necessidades específicas de cada pessoa. Para ajudar os consumidores a tomar decisões mais informadas, a Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) apresenta uma análise detalhada sobre os diferentes tipos de lentes disponíveis no mercado.

Com diversas opções, como lentes monofocais, multifocais, bifocais e ocupacionais, entender as diferenças entre elas pode fazer toda a diferença na escolha ideal.

“As lentes monofocais, por exemplo, são amplamente utilizadas para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo, possuindo um único grau em toda a superfície, o que garante uma visão nítida de acordo com a necessidade visual do usuário. Para pessoas acima dos 40 anos, que começam a apresentar dificuldades para enxergar de perto, as lentes multifocais se tornam uma solução eficiente. Elas permitem a transição gradual entre os diferentes campos de visão — longe, intermediário e perto — proporcionando mais praticidade e conforto no cotidiano. A adaptação inicial pode ser necessária, mas em poucos dias a pessoa já se sente confortável com as lentes”, destaca o professor do Ajorsul Educar, Charles Sutter, técnico em Óptica pelo Senac e em Optometria pela Ulbra do Rio Grande do Sul.

Outra opção que tem se tornado popular são as lentes ocupacionais, indicadas para quem trabalha com telas ou realiza atividades que exigem visão nítida em distâncias intermediárias e próximas. Elas oferecem um campo de visão mais amplo para essas áreas, ajudando a melhorar a postura e o conforto do usuário, especialmente para aqueles que passam longas horas diante de dispositivos eletrônicos.

“Mais do que simplesmente corrigir a visão, a escolha das lentes deve ser pensada de acordo com o estilo de vida e as necessidades individuais. Contar com a orientação de um óptico especializado é essencial para garantir o máximo de conforto, funcionalidade e adaptação dos óculos ao dia a dia de cada pessoa”, finaliza Charles Sutter.

De acordo com o especialista, as lentes bifocais, embora menos utilizadas atualmente, ainda são uma alternativa para quem precisa de correção para longe e perto, sem necessidade de visão intermediária. Elas possuem uma linha visível que separa as duas áreas de visão, o que pode causar certa limitação estética e exigir mais tempo de adaptação.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Comportamento

É o símbolo da Páscoa, que tem origem em mitos e ritos germânicos e em sua articulação com a tradição cristã na Idade Média.

Nutrição

Comemorações de Páscoa chegando e o chocolate, especialmente o amargo, é um alimento que pode oferecer tanto benefícios quanto malefícios para idosos. Com a...

Receita

Afinal, além de ser um clássico que todo mundo ama, ele ainda é muito fácil de fazer

Receita

O melhor de tudo? Leva poucos ingredientes, é rápida de fazer e fica com cara de receita elaborada

plugins premium WordPress