Saúde

Quando é indicada limpeza de pele e quais seus benefícios?

Foto: Divulgação

No mundo da beleza e do bem-estar, a limpeza de pele virou um passo superimportante, indo muito além de só cuidar da aparência. Na verdade, ela é fundamental para quem quer ter uma pele com brilho e realmente saudável. Com tantos produtos e tratamentos por aí, entender quando e como fazer a limpeza de pele do jeito certo se tornou um diferencial para a saúde do seu rosto.

A dermatologista associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Rio Grande do Sul (SBD-RS), Dra. Vanessa Santos Cunha, explica que não existe uma regra única de frequência para esse procedimento.

“Não tem um tempo certo ou uma necessidade de fazer a limpeza de pele para todo mundo. O segredo é a limpeza diária com um sabonete ou gel que seja ideal para o seu tipo de pele – seja ela mais oleosa, mista ou seca. Começar por essa escolha já ajuda a equilibrar sua pele”, comenta a especialista.

Ainda de acordo com a Dra. Vanessa, a limpeza de pele feita por um profissional é uma ajuda e tanto em alguns casos mais específicos.

“Para quem tem muitos cravos e já usa cremes ou géis esfoliantes todo dia, a limpeza de pele profissional complementa muito bem. Mas é importante saber que ela sozinha não resolve problemas como cravos, espinhas ou poros entupidos. O tratamento principal mesmo são produtos com ácidos que fazem uma esfoliação mais profunda, ajudando a tirar os cravos e a deixar a pele saudável de novo. Toda essa orientação é fundamental que venha de uma visita ao dermatologista para a condução adequada desses cuidados”, salienta a médica.

É fundamental que a limpeza de pele, quando indicada, seja sempre feita por um profissional qualificado, usando materiais limpos e descartáveis. Isso garante não só que o tratamento funcione, mas principalmente que seja seguro. A médica alerta que a limpeza não deve ser feita em peles com infecção ou inflamação ativas, como espinhas com pus ou muito vermelhas, para não piorar a inflamação e espalhar a infecção.

Para os cuidados em casa, a dica é simples e eficaz: menos é mais.

“Lave o rosto com água em temperatura ambiente, de preferência duas vezes ao dia. Evite lavar demais, pois isso pode causar um efeito rebote, fazendo a pele produzir ainda mais oleosidade. A limpeza deve ser suave, sem usar esponjas ou outros aparelhos que esfoliam, pois eles podem machucar a pele” orienta a dermatologista.

Se tiver dúvidas ou suspeitar de algum problema na sua pele, procure sempre um médico dermatologista. Você pode encontrar profissionais habilitados no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Rio Grande do Sul: http://www.sbdrs.org.br/.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Saúde

Chiados persistentes podem ser sinais de problemas auditivos, neurológicos ou emocionais

Tecnologia

É a TV 3.0 que será lançada nesta quarta-feira pelo governo

Justiça

É o que mostra pesquisa divulgada pelo Instituto Marielle Franco

Geral

A ação desenvolvida pelo Escritório Modelo teve como objetivo criar uma sala de catequese acolhedora, especialmente para crianças e jovens da comunidade

plugins premium WordPress