Saúde

Quando é indicada limpeza de pele e quais seus benefícios?

Foto: Divulgação

No mundo da beleza e do bem-estar, a limpeza de pele virou um passo superimportante, indo muito além de só cuidar da aparência. Na verdade, ela é fundamental para quem quer ter uma pele com brilho e realmente saudável. Com tantos produtos e tratamentos por aí, entender quando e como fazer a limpeza de pele do jeito certo se tornou um diferencial para a saúde do seu rosto.

A dermatologista associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Rio Grande do Sul (SBD-RS), Dra. Vanessa Santos Cunha, explica que não existe uma regra única de frequência para esse procedimento.

“Não tem um tempo certo ou uma necessidade de fazer a limpeza de pele para todo mundo. O segredo é a limpeza diária com um sabonete ou gel que seja ideal para o seu tipo de pele – seja ela mais oleosa, mista ou seca. Começar por essa escolha já ajuda a equilibrar sua pele”, comenta a especialista.

Ainda de acordo com a Dra. Vanessa, a limpeza de pele feita por um profissional é uma ajuda e tanto em alguns casos mais específicos.

“Para quem tem muitos cravos e já usa cremes ou géis esfoliantes todo dia, a limpeza de pele profissional complementa muito bem. Mas é importante saber que ela sozinha não resolve problemas como cravos, espinhas ou poros entupidos. O tratamento principal mesmo são produtos com ácidos que fazem uma esfoliação mais profunda, ajudando a tirar os cravos e a deixar a pele saudável de novo. Toda essa orientação é fundamental que venha de uma visita ao dermatologista para a condução adequada desses cuidados”, salienta a médica.

É fundamental que a limpeza de pele, quando indicada, seja sempre feita por um profissional qualificado, usando materiais limpos e descartáveis. Isso garante não só que o tratamento funcione, mas principalmente que seja seguro. A médica alerta que a limpeza não deve ser feita em peles com infecção ou inflamação ativas, como espinhas com pus ou muito vermelhas, para não piorar a inflamação e espalhar a infecção.

Para os cuidados em casa, a dica é simples e eficaz: menos é mais.

“Lave o rosto com água em temperatura ambiente, de preferência duas vezes ao dia. Evite lavar demais, pois isso pode causar um efeito rebote, fazendo a pele produzir ainda mais oleosidade. A limpeza deve ser suave, sem usar esponjas ou outros aparelhos que esfoliam, pois eles podem machucar a pele” orienta a dermatologista.

Se tiver dúvidas ou suspeitar de algum problema na sua pele, procure sempre um médico dermatologista. Você pode encontrar profissionais habilitados no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Rio Grande do Sul: http://www.sbdrs.org.br/.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

#aguanaboca

Quer um caldo simples, saboroso e que todo mundo ama? Então você precisa experimentar essa receita de caldo verde! Feita com batata, couve e...

#aguanaboca

Diferente da cocada tradicional, essa versão tem uma textura mais suave, perfeita para comer de colher, como se fosse um brigadeiro

Agenda

Neste mês de julho já foram dois sorteios da campanha Vivo e Compro Aqui, promovida pelo Centro Empresarial de Santiago (CES) e nesta terça,...

Saúde

Com queda das temperaturas e secura do ar, número de doenças respiratórias dispara; entenda os riscos, cuidados essenciais e o que realmente funciona para...

plugins premium WordPress