Santa Maria celebra, nesta sexta-feira, 15 de agosto, um feriado inédito: a Coroação de Nossa Senhora da Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho. É a primeira vez que a data integra oficialmente o calendário municipal, garantindo uma pausa no mês que, até então, não oferecia contava com nenhum feriado local.
Para isso, o tradicional feriado de 8 de dezembro, dedicado à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, deixa de ser feriado oficial, mas segue como uma data celebrada pela comunidade local com homenagens e festejos especiais.
A troca foi necessária para adequar o calendário municipal às regras da Lei federal 9.093/1995, que limita a quatro o número máximo de feriados religiosos municipais. Santa Maria já tinha as datas fixas de 17 de maio (aniversário da cidade e dia de São Pascoal) e 8 de dezembro, além das datas móveis Corpus Christi e Sexta-feira da Paixão.
Para cumprir a legislação, a alternativa foi trocar o feriado de dezembro pelo de agosto. O dia 15 foi escolhido por marcar a coroação da imagem como Rainha do Povo Gaúcho, em 2024, primeira vez que uma imagem de Nossa Senhora recebe um título pontifício. O reconhecimento, concedido pelo Vaticano em meio às enchentes, foi cedido na intenção animar o povo gaúcho durante o período de reconstrução, reforçando a presença de Nossa Senhora como símbolo de força e proteção.
A mudança partiu de uma iniciativa do arcebispo metropolitano dom Leomar Brustolin, em um projeto de lei apresentado pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e aprovado em duas sessões realizadas em 27 de agosto de 2024, com 17 votos favoráveis, 3 contrários e uma ausência. A lei foi oficialmente assinada em cerimônia realizada no dia seguinte, 28 de agosto, no Salão Mater Dei do Santuário Basílica Medianeira.
Informações do Diário de Santa Maria
