As obras de construção das novas pontes sobre o Arroio Grande, na RSC-287, em Santa Maria, devem começar ainda nessa semana. Na manhã desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite (PSB) veio pessoalmente marcar a ordem de serviço para a construção das novas pontes. As obras fazem parte do processo de reconstrução da rodovia após os danos provocados pelas enchentes de 2024. A primeira ponte passa de 44 para 69 m de extensão, será dois metros mais alta, contará com acesso com base em pedras em vez de terra, e terá duplicação de 400 m de pista em cada lado, totalizando 800 m. A segunda ponte, que será erguida no local da antiga estrutura que cedeu, terá dimensões e características semelhantes, garantindo maior resistência a eventos climáticos.
Segundo a concessionária Rota de Santa Maria, a primeira ponte será no sentido Porto Alegre – Santa Maria e será construída ao lado direito das pontes metálicas do Exército. Além de maior, a ponte também terá acesso mais resistente por ter base em pedras em vez de terra, para suportar melhor eventos climáticos. O cronograma prevê que essa primeira ponte seja entregue em seis meses. Ou seja, o tráfego deve ser normalizado na RSC-287 no final de fevereiro de 2026, pois a nova ponte terá trânsito de mão dupla, como era a antiga.
Após a liberação do tráfego, as pontes metálicas do Exército serão retiradas, assim como os escombros da estrutura antiga. Todo o tráfego será transferido para a ponte nova até o fim de fevereiro de 2026, dispensando o uso das pontes móveis. Na sequência, será erguida a segunda ponte, com as mesmas características da primeira.
Como essa segunda ponte deve iniciar em março e ter prazo de mais sete meses, ela deve ficar pronta no fim de setembro de 2026. A duplicação completa do trecho de 800 metros, com as duas pontes e quatro pistas (duas em cada sentido), será finalizada em até 13 meses. O investimento estimado é de R$ 60 milhões.
Fonte> Diário de Santa Maria
