Ele cresceu e como cresceu, não só fisicamente, mas na vontade de seguir em frente dentro do atletismo. Avner Couto da Silva, tem um jeitinho especial, daqueles que só os seres especiais possuem: pureza no olhar.
Hoje com 15 anos, esse jovem atleta vem se destacando nas competições paralímpicas e essa história começou muito cedo, quando dentro da escola percebeu que tinha talento e amava correr, saltar. E tem mais, Avner deixa bem claro – sua deficiência nunca foi obstáculo para seguir em frente com seus sonhos.
Sua determinação despertou não só a família, mas também a comunidade da escola estadual João Eduardo Witt Schmitz, carinhosamente conhecida como CIEP. Tanto que hoje não medem esforços para abrir caminhos para que Avner possa competir. O resultado? Muitas medalhas, troféus conquistados em inúmeras competições dentro e fora do Estado. E não só isso, como fez questão de salientar a diretora Elieti Scalvenzi Finamor – “Avner desperta outros talentos, inspira a todos nós, é um garoto especial que temos orgulho de caminhar junto”.
Avner sabe que a dedicação, os treinos precisam ser constantes para seguir a carreira. Seu treino é feito pelo professor Anderson Kadron, da TKFIT, que ele questão de dizer ‘tem sido como um pai’. Trabalho esse que já tem três anos e com um resultado impressionante.
Uma das últimas competições que Avner participou e brilhou foi no dia 5 de abril, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado em Porto Alegre, Ele fez história ao conquistar o primeiro lugar em três provas da modalidade de atletismo: 100 metros rasos, 200 metros rasos e salto em distância, conquistando assim a classificação para a fase nacional da competição, que acontecerá em novembro deste ano no Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
E lá vai o Avner, que adora viajar de avião, ouvir música para relaxar e sonhar (conquistar!) tudo aquilo que guarda do coração.
Dedicação, disciplina, superação, foco, conduta exemplar: tudo isso se aplica a Avner, mas que vem com uma frase simples que ele adora repetir: ser feliz, ser feliz!!!!
Então seja feliz Avner Couto da Silva, teu nome já está marcado entre os grandes destaques da nova geração do esporte adaptado no país.
