Geovana, Vytória e Valentina, três meninas super poderosas que usaram da criatividade e aquela sensação de querer um mundo melhor para criar algo que já está fazendo a diferença na vida de outros seres: os pets e também o Meio Ambiente.
Como assim? Vamos explicar: o trio faz faz parte da Escola Lucas Araújo de Oliveira, que no dia 26 de junho, promoveu a Mostra Científica 2025, com o tema “Criando caminhos para a Sustentabilidade: Rumo à COP30”. Com a Amazônia no centro do debate mundial, a COP30 será realizada em Belém do Pará, e isso serviu de ponto de partida para o projeto. Nesse dia as três amigas e colegas também estavam nessa atividade que transformou a escola em um verdadeiro laboratório, onde crianças e adolescentes abordaram a reciclagem, energia, clima e água com consciência e responsabilidade, que muitas vezes falta aos adultos.
Elas orientadas por professoras e uma dose incrível de criatividade desenvolveram o projeto EcoTubo – projeto coordenado inicialmente pela professora Fernanda Fim e atualmente pelas professoras Cristiane Severo e Márcia Parizi – que usa material reciclável como matéria-prima . Sabe aquela televisão bem antiga de tubo? ou aquele computador de mesa ‘antigão’ mesmo? Esses mesmos, que são descartados como lixo eletrônico.
A mais falante delas, a Geovana, conta que tudo começou com a falta de lixeiras no pátio da escola – que é bem grande – problema esse relatado pela professora de Educação Física, Cristiane Severo, a ‘profe’ Cris. Pronto! A Cris despertou o sentimento de ‘precisamos fazer algo a respeito disso’ e a partir dai ideias vieram, cada um auxiliando do seu jeito e lixeiras utilizando os tubos foram criadas.
Mas não teve como parar por aí e então surgiu a ideia de utilizar as TVs de tubo e computadores para fazer casinhas para gatos e cachorros. A ideia foi para a Mostra Científica! Que sucesso! Geovana, Valentina e Vytória conquistaram o segundo lugar na Categoria Científica: – Anos Finais com o projeto EcoTubo.
E não pararam por aí, o projeto despertou a consciência com o Meio Ambiente e também a preocupação com os animais, em especial, aqueles que são abandonados. As meninas foram até o Canil Municipal, doaram casinhas e ainda entrevistam o coordenador, o veterinário Patrick Lima. Geovana destacou o trabalho realizado lá e fez questão de dizer ‘adote, eles estão esperando pelo teu cuidado e carinho’.
O EcoTubo vai seguir em frente, as casinhas vão se espalhar, tanto que elas estão pedindo doações de quem tiver televisores com tubo ou computadores. Só levar na Escola Lucas Araújo, que a mágica vai acontecer. Tubos ganham cores, desenhos, e uma almofadinha fofinha e quentinha feita por mãos cheias de amor e o cuidado de quem sabe que já está fazendo a diferença no mundo: elas Geovana Vargas, Valentina Maié e Vytória Pavão, turma 91.

