A partir desta sexta-feira (31), a Praça da Alfândega receberá visitantes em busca de livros novos. Ou garimpando obras baratas. Enfrentando filas para conhecer os escritores prediletos. Ou só passando por ali para dar uma olhadinha, nunca se sabe.
Até o dia 16 de novembro, a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre ocupará a praça no Centro Histórico com 79 bancas (sendo 66 na área geral, 10 na área infantil e juvenil e três na área internacional) e promoverá uma programação gratuita para todas as faixas etárias.
A cerimônia de abertura será realizada nesta sexta, às 17h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, na Praça da Alfândega, recebendo patronos, autoridades, imprensa, patrocinadores e o público. Porém, as bancas já estarão funcionando desde o turno da manhã: os livreiros atenderão, diariamente, das 10h às 20h.
Conforme Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) — entidade organizadora do evento —, uma caraterística marcante da Feira deste ano será a realização de homenagens. Especialmente para um pai e um filho: Erico Verissimo, nascido há 120 anos e falecido há 50, e Luis Fernando Verissimo, que morreu em agosto último, aos 88. Uma série de debates sobre suas obras está prevista na programação.

