O município de Santiago possui os melhores índices de desenvolvimento social, considerando mais de 30 municípios da região centro e também da fronteira oeste, conforme levantamento feito pela Secretaria de Gestão através do Índice de Progresso Social (IPS). Os dados são públicos, a partir de tabulações de informações do IBGE, Sisvam, CadÚnico e o Ministério da Saúde, estão disponíveis no site do IPS, que é uma metodologia que mede a qualidade de vida da população de forma multidimensional, permitindo comparações entre municípios, estados e regiões.
No Vale do Jaguari, Santiago está em 1º lugar entre os 9 municípios e na AMCentro; o 1º entre os 33 municípios e também o 1º de 14 municípios da fronteira oeste. O município se destaca em padrões populacionais e econômicos, como PIB per capita entre R$ 40.000 e R$ 42.000. Os cinco componentes em que Santiago mais se sobressai são moradia, água e saneamento, necessidades humanas básicas, qualidade do meio ambiente, segurança pessoal, nutrição, acesso ao conhecimento básico e acesso à informação e comunicação.
“Os indicadores sociais, como o Índice de Proteção Social, são fundamentais para que possamos entender as reais necessidades da nossa comunidade e planejar políticas públicas que tragam mais equidade e bem-estar para a população de Santiago. É com dados e diagnóstico que construímos um futuro mais sustentável, inclusive inspirando outras comunidades e gestores públicos sobre a necessidade de termos uma gestão publica eficiente”, afirmou o prefeito Tiago Gorski Lacerda.
O IPS considera 53 indicadores sociais e ambientais, medindo resultados e não investimentos, com pontuações de 0 a 100 em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades.
Informações disponíveisem https://ipsbrasil.org.br/conheca/indicadores