Aprovado pela Vigilância Sanitária e com parecer favorável da Secretaria Estadual da Saúde – Santiago terá o Centro de Saúde da Mulher – como parte do projeto Ser Mulher.
Será construído junto ao Grupo Hospitalar Santiago com 2.500 metros quadrados. Vai oferecer exames, consultas, coleta de preventivo, tomografia e densitometria óssea, cem por cento dedicado à saúde da mulher. O prédio a ser construído será de três andares: o 1º para atendimento e 2º e 3º para leitos de internação, com previsão inicial de 28 unidades.
O prédio será interligado com a passarela já existente no GHS. Conforme o administrador do GHS, Ruderson Mesquita, está sendo cogitada uma visita do governador Eduardo Leite, em maio para conhecer o espaço.
Em cima do prédio está previsto também um heliporto, para transferência de pacientes e captação de órgãos, no caso de transplantes. O GHS como possui UTI está capacitado para este serviço. O investimento chega a R$ 7 milhões, com contrapartida de R$ 5 milhões e 500 mil da Secretaria da Saúde do RS.
A construção deve iniciar a partir de maio deste ano. A área já está demarcada e limpa. A obra deve ficar pronta em dois anos e meio.
