Buscar alternativas para gerar emprego, renda e crescimento econômico é um grande desafio para os municípios brasileiros. Santiago tem trabalhado para atrair novos negócios e proporcionar um ambiente favorável ao crescimento em diversos setores.
O Governo Municipal tem incentivado o empreendedorismo, impulsionando o comércio, serviços e a indústria. Com uma lei de liberdade econômica, Santiago classifica 500 atividades como de baixo risco, isentas de licenças, e outras 565 atividades de médio risco, com até 180 dias para obter as devidas licenças para o alvará.
Conforme o Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças do 3º trimestre de 2024, Santiago ocupa as primeiras posições no estado, sendo pioneiro no crescimento econômico e desenvolvimento de diversos setores. As secretarias municipais trabalham juntas para aprimorar a legislação e garantir a conformidade com normas ambientais, de saúde, segurança pública e prevenção contra incêndios.
Parceiros como o Sebrae colaboram para o crescimento de Santiago. Programas como o Cidade Empreendedora e iniciativas como o Tudo Fácil Empresas da Junta Comercial do Rio Grande do Sul permitem que empresas sejam abertas em minutos.