A cidade de Santiago recebe na próxima quinta-feira, dia 14 de agosto, o 2º Seminário Regional de Artesanato, uma realização do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) em parceria com entidades municipais e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago. O evento acontecerá no Salão de Atos da Universidade, com entrada gratuita.
O seminário tem como objetivo promover a integração entre os artesãos do município e região, incentivando a troca de experiências e valorizando a produção artesanal local, reconhecendo seu potencial artístico e econômico. Além de palestras e oficinas, haverá exposição e venda de produtos artesanais, proporcionando visibilidade e oportunidades para os participantes.
Durante o evento, serão oferecidos serviços gratuitos relacionados à Carteira de Artesão, como solicitação da 1ª via, renovação simples, inclusão de matéria-prima ou técnica, além de teste de habilidade para obtenção da carteira, facilitando a formalização e o desenvolvimento da atividade artesanal na região.
Confira a programação:
- 9h às 9h30 – Abertura oficial
- 9h30 às 10h20 – Palestra “Serviços e Oportunidades aos Artesãos no Mundo Digital – Programa Gaúcho de Artesanato” com Denis da Silva Costa, coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social da FGTAS e Coordenador Estadual do Artesanato Brasileiro.
- 10h20 às 11h20 – Palestra “Indústria Criativa e o Potencial de Desenvolvimento Econômico” com Juliana Sueli Sehn, coordenadora do Programa RS Criativo e mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale.
- 11h20 às 12h – Palestra “Empreendedorismo com essência” com Diéssica Capitanio, administradora de empresas com especialização em Gestão de Pessoas.
- 12h às 13h30 – Intervalo para almoço
- 13h30 às 17h – Serviço de avaliação e emissão da Carteira de Artesão e exposição do artesanato local.
- 14h30 às 16h – Oficinas de Pintura em Tecido e Cestos de Fios Metálicos.
- 17h – Encerramento.
O Programa Gaúcho de Artesanato é uma iniciativa da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) que promove a profissionalização do artesanato por meio de qualificação, apoio à comercialização e emissão da Carteira de Artesão. Essa carteira possibilita a isenção do ICMS na circulação de produtos, emissão de notas fiscais e até a exportação como pessoa física, além de facilitar a participação em feiras e exposições.
Interessados podem se inscrever pelo formulário disponível aqui ou entrar em contato pelo telefone (55) 3251-1937 / 3251-1380 e WhatsApp (55) 98423-1080.
