Entre os dias 8 e 18 de janeiro, a cidade de Santiago sediou a 33ª Copa Santiago de Futebol Juvenil. Os jogos foram realizados simultaneamente no Estádio José Francisco Gorski e no Estádio Municipal, reunindo equipes de futebol nacionais e internacionais.
A presença das comissões técnicas e atletas de diversas localidades, se somando a um público expressivo que prestigiou as partidas e as atividades promovidas ao longo da competição, refletiu em um grande desafio à Brigada Militar, instituição que tem por missão garantir a preservação da pública, inclusive em eventos dessa natureza.
Reconhecendo a importância da Copa para o município e região, a Brigada Militar organizou e executou uma série de ações visando prevenir possíveis crimes, bem como, se manteve sempre em condições para atuar frente qualquer ocorrência de delito.
Foram realizadas ações de policiamento ostensivo nas áreas próximas aos estádios e no interior das instalações, incluindo o gramado. Essas medidas visaram garantir a integridade física de torcedores, atletas e equipe de arbitragem, prevenindo delitos e assegurando a tranquilidade necessária para que todos pudessem desfrutar do evento.
Em razão das ações da Brigada Militar, o evento transcorreu de forma pacífica, sem o registro de qualquer ocorrência policial.