Uma quadrilha do tráfico de drogas desmantelada em Santiago: esse foi o resultado de oito meses de investigação da Polícia Civil, através da Draco.
Na manhã desta quarta-feira (9), foi deflagrada pela Draco Santiago a operação denominada Taberna Occulta, onde foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão no município.
Em entrevista coletiva nesta tarde, o delegado Guilherme Antunes detalhou parte das ações. Segundo ele, foram precisamente cumpridas 25 ordens judiciais: 13 mandados de prisão preventiva, 8 mandados de busca e apreensão. Também sequestro de um imóvel, de bens móveis e de um veículo
Além disso um estabelecimento comercial (bar) foi interditado. Nesse local foi preso um casal responsável pelo funcionamento, esse com antecedentes criminais e já bem conhecido da polícia.
Ainda de acordo com o delegado, a operação revelou que diversos mandados tinham como endereço presídios da região.
APREENSÃO INÉDITA
Na ação também foi apreendida uma prensa industrial. Esse equipamento fabricado para oficinas tem a capacidade de prensar com a força de 30 toneladas. O grupo iria utilizar para prensar drogas, moldando de acordo com o padrão exigido pelo tráfico. O delegado Guilherme ressaltou que a matéria-prima já estavam vindo de outros municípios para serem prensados aqui em Santiago. Nos meses de maio e junho uma grande quantidade de entorpecentes foi apreendido pela polícia.
Esse tipo de equipamento nunca tinha sido apreendido no munícipio e representa um grande prejuízo para o crime. A ação de forma geral gerou um enfraquecimento econômico no grupo criminoso.

