Nove assassinatos foram registrados, entre dezembro e janeiro, na zona Sul de Porto Alegre. As mortes teriam ocorrido porque um líder do tráfico resolveu mudar de facção. Nesta quinta-feira, uma ofensiva policial resultou na prisão de 11 suspeitos de envolvimento nos crimes.
Intitulada Operação Zero Sete, a ação somou Departamento de Homicídios (DHPP) da Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Penal. Foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 21 ordens de busca na Capital, Alvorada e em Charqueadas.
Conforme a investigação da 6ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, tudo começou em dezembro do ano passado, quando um criminoso conhecido como Gordo Gui, atuante na zona Sul, decidiu migrar de facção. A mudança teria ocorrido dentro do sistema prisional.
Até então, Gordo Gui era tido como liderança de uma quadrilha oriunda da Vila Cruzeiro. Ele teria abandonado os antigos comparsas para integrar um grupo rival, com base no bairro Bom Jesus, na zona Leste.
Segundo a polícia, ao trocar de grupo criminoso, Gordo Gui passou a usar seus conhecimentos geográficos da Vila Cruzeiro para operacionalizar ataques. Ele também teria infiltrado pessoas de sua confiança ali para garantir a eficiência dos atentados.
Ainda de acordo com a 6ª DHPP, Gordo Gui teria autorizado pelo menos sete das mortes investigadas. Outros dois assassinatos ocorreram como retaliação.
